Você está indo pela primeira vez para Amsterdam e está com algumas dúvidas? Veja as dicas que preparamos sobre Amsterdam que vão te ajudar a curtir a cidade melhor e de forma mais fácil. 

E você sabia que essa cidade charmosa na Holanda é uma excelente opção de visita para nós brasileiros? Pois é,  ela é uma rota bem comum saindo dos nossos principais aeroportos e também é facilmente acessada de outros destinos da Europa seja por trem, ônibus ou avião.

Se você está indo lá pela primeira vez, você precisa saber algumas informações gerais sobre a cidade que podem te ajudar a .

Dá uma olhada no texto abaixo que foi preparado com carinho e pincelado com as nossas impressões da cidade e veja dicas sobre:

Amsterdam

Deixa a gente começar te apresentando brevemente a história dessa bela cidade.

Ela fica na Holanda do Norte, que é uma das províncias dos Países Baixos (que possui 12 ao total), e junto com a Holanda do Sul formam o que nós chamamos de Holanda. Isso você não sabia né?

Hoje em dia Amsterdam é a capital geral da coisa toda, ou seja, de todas as províncias (dos Países Baixos que é um país só haha).

E lá no princípio a cidade surgiu como uma vila de pescadores no século XII (isso mesmo, 12!).

Já são quase 800 anos de história: conseguiu sua independência dos espanhóis no século XV, expandiu economicamente no século XVII e XIX, tentou se manter neutra nas grandes guerras mundiais e hoje tem uma importância comercial secundária, pois esse espaço foi conquistado por Rotterdam e o poder político foi dirigido para a cidade de Haia.

Mas agora chega de história, vamos as dicas sobre Amsterdam! 

Como chegar

Como você já deve ter ouvido falar, as possibilidades de deslocamento na Europa são inúmeras, o que te permite escolher se você quer gastar menos, chegar mais rápido, viajar a noite…

E pra chegar ou sair de Amsterdam não é diferente.

Se você estiver chegando/saindo de avião: você usará o Aeroporto Schiphol que é um dos maiores da Europa e recebe voos do mundo todo.

Diferente de outros grandes centros da Europa como Paris e Londres, não há pequenos aeroportos próximos a cidade.

Então você chega e sai por aqui seja no seu voo principal do Brasil ou em algum voo menor para outra cidade da Europa.

O aeroporto fica a mais ou menos 15 km de distância do centro de Amsterdam e você vai levar em torno de 30 min para se deslocar, seja de transporte público ou carro.

Se você optar por trem, você usará a Amsterdam Centraal, que como o nome já diz, é a estação central de trens de Amsterdam.

Dali você faz os deslocamentos internacionais, assim como se desloca para outras áreas da cidade.

Você ainda pode usar a opção de ônibus que muitas vezes pode ser a mais barata de todas.

A cidade possui mais de uma estação de ônibus e a que você vai usar depende de qual empresa de ônibus faz o trajeto que você comprou.

A Duivendrecht Station fica um pouco longe da região central e a Sloterdijk Station fica mais ao norte da cidade.

Sugestão

Para esses deslocamentos dentro da Europa eu gosto das duas últimas opções (trem e ônibus), pois elas costumam ser mais baratas e dependendo da distância a ser percorrida, você pode fazer a viagem durante a noite e poupar uma diária.

Além do fato das estações estarem localizadas em regiões muito mais centrais do que os aeroportos, o que facilita para chegar até a sua hospedagem.

Melhor época para visitar

Já vou começar essa dica de Amsterdam sem rodeios porque pra mim a melhor época para visitar a cidade é na primavera.

Sabe aqueles campos lindos de flores, tulipas, aqueles jardins e parques bonitos que você vê em foto? Pois é, você precisa ir na primavera pra ver.

Quer ver a maior decepção dos desinformados que chegam na Holanda em outra estação e não aceitam que não podem visitar o Keukenhof, o famoso parque de tulipas. Tenho dó dessas pessoas, mas acontece.

Claaaaro, que se você me perguntar se não vale a pena ir em outra época, eu vou dizer que vale sim. Principalmente se você não tiver muita escolha (por causa do seu período de férias ou algo assim).

Viajar é sempre incrível e Amsterdam vai te conquistar em qualquer época, mas se puder priorizar, já sabe, primavera.

Mas vamos falar um pouquinho das outras estações para que você possa escolher.

O verão tem temperaturas mais agradáveis, dias mais longos e o povo da Europa gosta de criar eventos ao ar livre, então se você curte gente na rua, parques movimentados, você vai adorar o verão.

Já o outono têm temperaturas não tão agradáveis assim. Nessa época já faz frio e é como nosso inverno aqui no sul ou até pior, porque o sol já não dá as caras tão fácil assim. Mas, ainda dá pra aguentar andar na rua e passear.

No inverno as temperaturas são mais baixas, é claro, mas não costumam ficar abaixo de 0 graus. A neve aparece por lá, mas não é a característica principal. É mais comum chover nessa época e isso pode atrapalhar os seus passeios. Os dias são mais curtos também, escurecendo por volta das 16h.

O que você precisa garantir aqui é que seus passeios escolhidos combinam com a época do ano, assim você curte a cidade sem frustrações e com as experiências corretas que cada estação pode te proporcionar.

Fonte: banco de fotos Canva

Quantos dias ficar

Quanto tempo ficar numa cidade é sempre algo muito relativo porque tem gente que gosta só de passar na frente das atrações, outras gostam de entrar nos lugares, curtir com calma.

Tem quem goste de dormir até mais tarde, outros gostam de levantar bem cedo e começar a bater perna.

Tem gente que não perde tempo em museu, tem gente que adora e quer ver todos possíveis.

Bom, você deve se identificar com alguma das opções que eu falei acima e só por aí você já consegue concluir se você precisa ficar pouco tempo numa cidade ou mais tempo.

Eu sou das que gosta de curtir com um pouco mais de calma porque eu já aprendi por experiência própria que não tem sensação pior do que ir embora de algum lugar sabendo que você tinha muito mais coisas pra ver e fazer.

E essa dica eu sempre dou pras pessoas em relação a qualquer cidade e com Amsterdam não seria diferente.

Indo por esse lado, eu te sugiro ficar de 4 a 5 dias na cidade para curtir todas as principais atrações com folga e ainda sentir como é o dia-a-dia de quem vive por lá.

E se você quiser dicas de passeios, você pode acessar esse post que mostra um Roteiro Completo para 4 dias em Amsterdam ou experimentar esse roteiro com tudo organizado para facilitar sua vida.

Regiões para se hospedar

Amsterdam tem bairros bem interessantes, mas com características bem diferentes. Há regiões mais tranquilas, outras mais badaladas. Assim como regiões mais baratas e outras mais caras.

Você precisa analisar que características te agradam mais e até quanto você está disposto a pagar.

Aqui na lista abaixo estão algumas regiões e uma pequena descrição sobre elas.

Fonte: Print do Google Maps e marcações de bairros
Atenção 

O outro ponto que considero um dos mais importantes, se não for o mais importante pra você levar em consideração na hora de escolher sua hospedagem, é a proximidade do transporte público.

Procure saber se seu hotel, Airbnb, hostel, couchsurfing ou whatever é próximo a algum ponto de ônibus, tram ou metrô.

Como Amsterdam não é uma cidade tão grande em território, às vezes vale mais a pena você se hospedar um pouco mais afastado, mas ter um ponto de ônibus bem próximo do que se hospedar super bem localizado, mas caminhar 15 min pra chegar em qualquer transporte público todos os dias.

Lembre-se, quando você estiver pela metade da sua viagem, você já vai estar bem cansado e quanto menos você precisar caminhar pra chegar no hotel e descansar, melhor.

Transporte público

O que você precisa saber sobre o transporte é que existem, basicamente, 3 empresas que operam o transporte público em Amsterdam.

A Connexxion e a NS são responsáveis pelas linhas intermunicipais e internacionais.

E dentro da cidade de Amsterdam a empresa que opera é a GVB disponibilizando ônibus, metrô e o tram (que nada mais é do que um bondinho elétrico).

As três empresas não possuem uma integração muito boa, então de modo geral, você não consegue usar o ticket de uma na outra.

Sobre a GVB, você pode comprar tickets avulsos que dão direito a 1h de uso ou de 24h, 48h, 72h e assim por diante. Se você comprar o I Amsterdam, ele já vem com cartão para o transporte público.

Você pode comprar os tickets em máquinas nas estações ou direto com o motorista ou cobrador.

O que você mais vai usar é o tram, porque é ele que domina na região central, que é a mais turística. E para as regiões mais afastadas você vai usar mais ônibus e metrô.

Atenção 1

Você não consegue comprar tickets com dinheiro dentro da condução, somente com cartão de crédito ou débito. Para comprar com dinheiro, você precisa encontrar uma estação, pois lá você vai achar as máquinas de venda de ticket.

Atenção 2

Você precisa passar seu ticket na entrada do transporte e fazer check out na saída. Não tem uma catraca na porta como no Brasil e às vezes você pode entrar na porta de trás. Não tente burlar o sistema e entrar sem passagem, você pode ser multado.

Atenção 3

Quando quiser que o tram pare em alguma estação, você precisa apertar o botão verde e depois que ele parar apertar de novo para a porta abrir (observe as pessoas fazendo isso).

Fonte: banco de fotos Canva

Alimentação

Amsterdam tem a fama de ser uma cidade cara e em alguns aspectos ela é mesmo, como nas diárias das hospedagens, por exemplo.

Mas te digo que na alimentação você pode encontrar opções para todos os gostos e bolsos.

A cidade tem redes de fast food, tem restaurantes de alimentação mais saudável, além de muitas opções vegetarianas e veganas, e você sempre pode comprar snacks e ingredientes para preparar lanches em supermercados.

Claro que você pode encontrar restaurantes e bistrôs com um cardápio mais diferenciado e,  consequentemente, pagar a mais por isso.

Mas se você tem medo de que o custo da cidade possa inviabilizar a sua passada por lá, queremos te dizer que você pode compensar saindo do tradicional (tomar café, almoçar, lanchar e jantar somente fora e em restaurantes) e buscando essas opções alternativas que são bem fáceis de executar.

Sugestão

Se você pegar um Airbnb com cozinha pode tomar café da manhã antes de sair e preparar lanches rápidos para consumir ao longo do dia.

Informações gerais

Pra finalizar as dicas sobre Amsterdam, aqui estão algumas informações mais básicas caso você esteja perdido com coisas como a moeda local, que língua se fala no país…

Agora que você já sabe todas essas infos úteis sobre Amsterdam, fica mais fácil de planejar seus dias por lá.

Se você ficar com alguma dúvida, deixe a sua mensagem aqui embaixo. Teremos o maior prazer em te ajudar.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *