Nesse post vamos apresentar uma sugestão de roteiro completo para quem pode ficar 4 dias em Amsterdam e algumas dicas extras caso você possa estender um pouco mais esse tempo.
Quantos dias ficar
Muita gente costuma reservar só 2 dias para Amsterdam e nós queremos te dizer: Não faça isso, a não ser que você tenha certeza absoluta que só quer ver o básico do básico.
Porque não tem sensação pior do que sair de uma cidade sabendo que você queria ter visto e feito mais coisas. Nos arriscamos a dizer que é o pior pesadelo dos viajantes.
E acredite, a gente fala por experiência própria. Quando começamos a viajar tínhamos essa mania de “socar” o roteiro com várias cidades e passar pouco tempo em cada uma e era sempre muito frustrante.
Então, se você não quiser passar por essa sensação, dá uma olhada na nossa sugestão de divisão dos passeios para 4 dias em Amsterdam.
Lembrando… você pode ajustá-lo de acordo com a localização da sua hospedagem, ou quebrar os passeios de algum dia dependendo da hora que você chega e sai da cidade, ou ainda trocar a sequência de dias, não precisa ser na ordem que a gente está apresentando.
E não esqueça de tentar fazer passeios próximos uns aos outros para não perder tempo e dinheiro se deslocando em zigue e zague pela cidade.
Dia 1
Manhã
Praça Dam – essa é a praça principal de Amsterdam, pois a cidade se criou aqui ao redor deste local. Ela está cheia de prédios e monumentos históricos e eu considero um ótimo lugar pra passear, descansar e observar como funciona o dia-a-dia de um morador.
Palácio Real Dam – o Palácio fica na praça que a gente acabou de falar e ele é um local oficial de atos do governo, mas a família real (sim, tem família real) não mora por aqui. Você pode fazer uma visita ou passar apenas na frente se estiver com pressa.
Nieuwe Kerk (Igreja Nova) – também fica na praça e ela foi construída porque a antiga igreja não conseguia mais comportar os grandes eventos da cidade. Para visitação é cobrada uma pequena taxa.
Tarde
Madame Tussauds – se você tem muita curiosidade em ver estátuas de alguns dos seus ídolos, um museu de cera é um bom local para você visitar. O Madame Tussauds de Amsterdam fica na Praça Dam. Mas, se você visitar outras cidades, como por exemplo Londres, deixe para conhecer o Madame Tussauds lá, pois o de Amsterdam é um dos menores e por isso tem menos esculturas.
Oude Kerk (Igreja Velha) – fica um pouquinho afastada da Praça Dam mais no meio do De Wallen (o bairro da Red Light Street) e é um dos prédios mais antigos da cidade construído no início do século 14. Com certeza vale a visita!

Noite
Red Light District – e pra finalizar o dia porque não aproveitar e dar uma volta por Red Light District? É aqui que você vai encontrar as famosas vitrines e as coffeeshops (local onde você pode comprar maconha em suas diversas formas). Não é um local perigoso se você for visitar até o fim da noite (22/23h). Vai estar cheio de curiosos, assim como você. Casais, grupo de amigos e inclusive famílias estarão por ali. Lembre-se que você não pode tirar fotos das vitrines sob hipótese alguma, pois é uma forma de preservar a identidade de quem está ali se expondo. Há seguranças e guardas que podem tirar sua câmera ou celular. Não se arrisque. Aproveite a região também para jantar, pois próximo a Red Light há vários restaurantes.

Dia 2
Manhã
9 Straatjes – faça um passeio por essas 9 ruas que ficam no coração de Amsterdam. São repletas de lojas, restaurantes e cafés. Muito charmosas como toda a cidade.
Casa de Anne Frank – uma das atrações mais famosas da cidade é a Casa de Anne Frank. Aqui foi o local onde a garota se escondeu na Segunda Guerra Mundial com sua família e onde ela escreveu o famoso diário que foi publicado anos depois da sua morte. Por ser um local pequeno, é necessário fazer a reserva online com 2 meses de antecedência e marcar dia e horário para a visita (há vagas disponíveis no dia, mas são pouquíssimas e a fila é gigantesca).
Tarde
Jordaan – Jordaan é o bairro onde fica a Casa de Anne Frank e as 9 Straatjes. É repleto de lojas e restaurantes também e é um ótimo local pra se “perder” enquanto passeia.
Begijnhof – esse aqui é um segredinho de Amsterdam que quase ninguém conhece, porque ele parece um “jardim secreto” no meio da cidade. Para acessá-lo você precisa passar por uma porta que parece de um prédio normal. Lá dentro você encontra diversos prédios e um jardim no meio. O local foi criado no século XIV para ser a casa de uma irmandade feminina conhecida como Beguinas e hoje abriga moradores comuns. Como é uma área residencial, seja respeitoso com o local e não faça muito barulho.
Passeio de barco – essa é uma boa pedida se você estiver em Amsterdam no outono, primavera ou verão. Você pode fazer um passeio simples pelos canais ou ver os cruzeiros de almoço e janta que também são uma boa opção.

Dia 3
Manhã
Vondelpark – um dos maiores e mais famosos parques de Amsterdam que você deve apreciar com calma. Na primavera e verão você pode se juntar nos gramados aos moradores e turistas e fazer um piquenique. Ou pode apenas caminhar ou andar de bike pelo parque.
Rijksmuseum – esse é um dos museus mais importantes da Holanda e fica na Museumplein, que traduzindo, nada mais é do que a Praça dos Museus. Ele guarda obras de Rembrandt, Vermeer e outros artistas muito famosos.

Tarde
Van Gogh Museum – como o nome já diz, aqui você vai encontrar obras do artista Van Gogh, sendo esse o museu com a maior quantidade de obras dele no mundo. Há também outras exposições itinerantes além de shows. É só acompanhar no site do museu.
Noite
Heineken Experience – e pra finalizar o dia, que tal fazer o tour pela antiga fábrica da Heineken? Até quem não é fã de cerveja curte o passeio. E quem é fã, tem degustação no meio do tour e mais cervejinhas no final (você também pode tomar a dos amiguinhos que não gostam de cerveja!).
Dia 4
Nesse dia você pode aproveitar para fazer os passeios fora da cidade. Se for primavera, reserve o dia para ir ao Parque de Tulipas e em outras épocas vá ao Museu de Moinhos, uma vila reconstruída para representar como eram as vilas de moinho antigamente.
Keukenhof – o Parque das Tulipas fica localizado na cidade de Lisse e só funciona de março a maio, primavera lá no hemisfério norte. Todo o ano o parque tem um tema novo e os jardins ficam diferentes, então vale a pena visitá-lo em mais de uma viagem se a Holanda estiver no seu roteiro.

Zaanse Schans – o Parque de Moinhos fica localizado na cidade de Zaandam e reproduz vilas holandesas do século XVIII e XIX. Você pode conhecer só uma parte das vilas ou fazer um passeio mais completo. Veja opções aqui nesse link (get to ride?).
Se você voltar cedo desses passeios longos, você pode aproveitar mais um pouco da cidade indo ao Foodhallen que é um mercado repleto de restaurantes.
Para quem pode ficar mais tempo
Você também pode explorar outros passeios (alguns fogem um pouco do circuito tradicional) se você puder ficar mais dias em Amsterdam.
Dá uma olhada na nossa lista:
- Westerpark: parque que fica mais ao norte da cidade. É uma região que foi revitalizada faz poucos anos.
- Westergasfabriek: esse pavilhão reformado se tornou um local repleto de restaurantes e atrações e fica em frente ao Westerpark.
- Tuinpark Nut & Genoegen: é um imenso jardim comunitário junto ao Westerpark.
- Albert Cuypmarkt: esse é um grande mercado de rua que funciona de segunda a sábado e você pode aproveitar para fazer um lanche e umas comprinhas.
- Bloemenmarkt: é uma mercado de flores flutuante que fica a beira do Singel Canal.
- Oosterpark: mais um parque da cidade. Há várias restaurantes e bares na região.
- Biblioteca Pública de Amsterdam: se você gosta de livros talvez você goste de visitar a Biblioteca Pública. Você ainda pode aproveitar a vista da cidade no terraço da biblioteca.
Mapa do roteiro
Veja o roteiro sugerido em versão mapa. Aqui você pode se localizar e perceber que os passeios são próximos uns aos outros.
Cada dia está pintado de uma cor e os passeios extras estão de azul.
Espero que você tenha gostado dessa sugestão de roteiro e que ela possa te ajudar na sua viagem. Se ficou com alguma dúvida, deixa uma mensagem aqui embaixo.
E se você quiser saber um pouco mais sobre a cidade, dá uma olhada nesse post aqui que tem informações e curiosidades sobre Amsterdam.
Uma resposta